WhatsApp
selo de 30 anos

vendas

Fidelizar Clientes no Varejo

Início » Blog » Fidelizar Clientes no Varejo

O cliente é o bem mais precioso da empresa, um cliente fidelizado, por sua vez, é preciosíssimo! Nota-se qual a importância da fidelização de clientes no varejo pelo lucro recorrente proporcionado por eles, pois um consumidor fiel, é um cliente ativo, que torna seu negócio competitivo frente à concorrência.

como melhorar o atendimento

Qual a importância da fidelização de clientes

A fidelização de clientes é fator essencial para manter a sua empresa em atividade, de forma que seus lucros aumentem e seus negócios se expandam.

Confira mais alguns benefícios que a fidelização pode trazer ao seu negócio.

Fidelizar é mais barato

De acordo com especialistas em marketing, os custos para atrair novos clientes são maiores que os investimentos necessários para reter os alvos já captados.

Isso acontece devido aos gastos envolvendo publicidade, além dos esforços para proporcionar ao consumidor uma boa experiência a qual, o convença a comprar.

Vejamos mais exemplos que esclareça melhor qual a importância da fidelização de clientes no varejo.

Compra frequente

O cliente fidelizado realiza compras com maior frequência, ajudando a renovar o estoque e fazendo com que os produtos fiquem menos tempo nas prateleiras.

Além disso, após cativado, o consumidor tende a gastar mais com a mesma marca, pois atribui a ela um valor maior.

Recomendações recorrentes

O marketing mais eficiente ainda é o “boca a boca”.

Clientes satisfeitos não hesitam em recomendar uma marca para amigos, família e colegas.

Muitas vezes, a marca ainda consegue atingir nichos que não atingiria com facilidade, somente pela recomendação espontânea.

Quanto maior a quantidade de recomendações, maior o seu número de vendas.

Consolidação da marca

A maior parte das vendas realizadas são através de clientes fiéis.

Este perfil demanda um esforço da organização para que os laços sejam estreitos, e com isso reforce a reputação da marca, consolidando o seu nome no mercado.

Se estabelecer com forte estrutura no meio, passa pela fidelização, portanto a experiência do consumidor irá garantir que a marca seja a primeira a ser lembrada, principalmente caso seja solicitada uma indicação.

É importante ressaltar, também, que as mídias sociais tem grande poder nos dias atuais, portanto, um cliente satisfeito acaba por ser a extensão da sua marca nestes, e em qualquer outro meio.

Como manter clientes fidelizados?

Como manter clientes fidelizados é um dos questionamentos mais realizados por empreendedores e marcas nos dias de hoje.

Oferecer um produto ou serviço de excelência não vale de nada se a experiência não for atrativa, por exemplo.

Desenvolver ações de marketing interessantes é uma das estratégias mais funcionais para quem procura a fidelização.

Porém, sabemos que o conceito de ações de marketing é bastante amplo e pode ser difícil compreender o que funciona para verdadeiramente fidelizar o cliente.

Para alcançar esse objetivo, opte por ações que contem com o wow factor, ou seja, com o fator surpresa, mas não deixe de lado as estratégias tradicionais.

Como manter clientes fidelizados com o wow factor?

As ações de marketing ideais para você vão depender do segmento do seu negócio, de quem é seu público-alvo e de qual o seu perfil.

Um dos melhores exemplos de empresas que conseguem fazer isso com excelência é o NuBank.

Com um público-alvo jovem, o NuBank usa e abusa das redes sociais para criar um relacionamento sólido.

Quando um cliente está insatisfeito com algo, muitas vezes a equipe de Customer Success transforma aquele problema em uma verdadeira ação de marketing.

Certa vez, um usuário teve o pagamento de um sanduíche duplicado em sua fatura, o NuBank, então, resolveu a questão e enviou para sua casa uma caixa com uma sanduicheira e diversas receitas.

Ações de marketing pós-venda

Uma das melhores maneiras de fidelizar e ainda compreender o seu cliente é a partir de ações pós-venda.

Mostrar interesse na satisfação do seu consumidor depois que ele adquire o seu produto passa a impressão de cuidado e bom atendimento.

No pós-venda você será capaz de descobrir o quão satisfeito seu cliente ficou, compreender os problemas e resolvê-los da melhor maneira possível.

Quando o consumidor compreender que você está tentando aprender com seus erros, dará muito mais valor para a marca.

Crie um programa de fidelidade

Programas de fidelidade são ótimos para atrair clientes e fazê-los voltar sempre.

Pode ser um cartão que, a cada dez compras te dá um produto de graça.

Pode ser um programa de pontos que oferece descontos e sorteios.

Identifique o formato que mais se adequa ao formato do seu negócio e implemente-o!

Para saber como fazer fidelização de clientes em sua loja de varejo é necessário, primeiro, entender do que se trata este termo.

Quando falamos nisso, estamos nos referindo às ações e atividades desenvolvidas pelas empresas com o intuito de não perder seu cliente, tornando-os fiéis à sua marca.

O foco principal da sua empresa talvez seja atrair novos consumidores, no entanto, a retenção destes pode ser tão importante quanto sua conquista.

Construa relacionamento com o cliente

Para garantir a confiança do cliente, é fundamental que você crie um relacionamento através de valores compartilhados.

Para isso, faça uso de mídias sociais como LinkedIn, Twitter e Facebook.

Dessa forma, sua empresa abre espaço para que os consumidores compartilhem experiências e assim construa vínculos com o negócio.

Seja pró-ativo

Ter uma abordagem pró-ativa no atendimento ao seu público, se antecipando para eliminar eventuais problemas é essencial quando se pensa em como fidelizar clientes.

Tente prever quais serão as próximas necessidades do consumidor e já as tenha guardadas na manga.

Defina as expectativas do cliente

Defina as expectativas do cliente abaixo do que você pode fornecer para eliminar a incerteza sobre o nível de seu serviço e garantir que você sempre cumpra suas promessas.

Personalize o seu serviço

Além de melhorar a experiência do cliente, o serviço personalizado é algo que eles geralmente já esperam da sua loja, ou seja, é fundamental que compreenda bem as necessidades do consumidor.

Nesse cenário, a maioria das empresas não dão a devida importância para o atendimento personalizado, portanto, essa prática pode ser um grande diferencial para o seu negócio.

Seja especialista

Você precisa ser especialista em seu campo de atuação, de modo que possa ganhar a confiança dos clientes e fidelizá-los.

Contar com a excelência no atendimento é uma grande vantagem na hora de fidelizar e reter seus clientes, pois tratá-los com sua devida importância faz com que eles confiem em você e, consequentemente, na sua marca.

Toda empresa tem por objetivo descobrir a fórmula de como conquistar e fidelizar clientes.

Nessa busca, os empreendedores investem em diversas estratégias de marketing.

Porém, é preciso saber como e no que investir corretamente para garantir o retorno esperado.

Invista no marketing de experiência

Uma das estratégias do marketing de experiência se baseia no uso da música como forma de conquistar e fidelizar clientes.

Funciona da seguinte forma: escolher a playlist certa para o seu público, afim, de conectar ele com a sua marca, fazendo o seu consumidor se sentir bem no estabelecimento.

Essa parece uma tarefa fácil de seguir, contudo, é necessário os serviços de uma assessoria especializada em oferecer este tipo de serviço, como o Atmosfera.

Isso porque não depende simplesmente do gosto do empreendedor e sim de estudos de público alvo e construção da marca como um todo.

Benefícios de conquistar e fidelizar clientes através da música

Saiba que a maioria dos clientes presta atenção no som dentro de lojas e demais estabelecimentos.

Portanto, caso opte por não investir nesse recurso, estará dando a oportunidade perfeita para que seus potenciais consumidores não tenham uma experiência tão completa como deveriam e acabem por desistir da compra ou serviço.

Por outro lado, existem diversos cases de sucesso de empreendedores que souberam aplicar corretamente a música ambiente, compreendendo exatamente qual o momento de compra do seu cliente e sabendo adequá-la para obter resultados positivos, como o aumento das vendas.

Essa adequação tem tudo a ver com o ritmo da música.

Por exemplo, um ritmo animado combina com locais onde as compras são feitas por impulso, já que o estilo tende a gerar a sensação de urgência e estimula ainda mais a decisão de compra.

Já nos comércios onde o processo de compra é mais lento, músicas clássicas e mais tranquilas tem o ritmo ideal.

Mais importante do que atrair bons clientes para lojas de varejo é conseguir retê-los no local.

É sabido que quanto mais tempo uma pessoa passa em determinado estabelecimento, maiores são as chances de uma nova compra ser realizada.

Mas então qual a chave para retenção de clientes?

A resposta para essa pergunta é uma fórmula composta por algumas práticas que, em conjunto, têm o poder de manter esse consumidor por mais tempo na sua loja.

Um cliente satisfeito com o atendimento que recebe tem mais chances de passar um tempo maior na sua loja.

Quando pensamos em maneiras de fazer um consumidor se sentir valorizado, a primeira questão que nos vem à mente é um serviço cordial e completo, mas não é apenas isso.

Faça seu cliente se sentir valorizado

Trate seu cliente com educação, sorria e o cumprimente. Tente ajudá-lo na busca pelo produto perfeito, mas não exagere.

O consumidor não gosta de se sentir pressionado a comprar, e isso pode ser um fator determinante para a decisão de ir embora da loja.

A questão aqui é fazer além do que o seu cliente espera.

Surpreenda-o. Vá além.

Mesmo as pequenas coisas podem fazer uma grande diferença, como oferecer um café, um bombom ou até mesmo uma embalagem bonita para o produto.

Uso da música ambiente

O marketing sensorial está se difundindo, e quando nos perguntamos qual a chave para retenção de clientes, essa é uma das melhores estratégias.

Existem várias ações dentro do marketing sensorial, mas a que funciona melhor para lojas de varejo é a utilização de música ambiente.

Essa é uma técnica muito interessante porque o cliente não percebe que está sendo conquistado.

A música influencia diretamente o tempo de permanência nos estabelecimentos. Segundo um estudo promovido pela Heart Beats Internacional, dos clientes ficam mais tempo quando a música os agrada, e voltam a visitar o local.

Invista em um aplicativo ou programa de pontos

A população está cada vez mais interessada nesse tipo de produto. Aplicativos que dão descontos nos artigos da loja, ou que juntam pontos para trocar estão bastante em alta. Vale a pena investir e desenvolver um desses para seus clientes.

Conseguir novos consumidores sempre é bom.

Porém, saber como fidelizar clientes é melhor ainda, especialmente para o faturamento de uma loja.

Isso gera ganhos recorrentes, contribui com o marketing boca a boca do negócio e ainda pode diminuir o investimento no CAC – Custo de Aquisição de Clientes.

Se quer ter todos esses benefícios no seu comércio, confira, a seguir, estratégias modernas que têm contribuído com a fidelização de clientes de diversos segmentos.

Crie um aplicativo com vantagens exclusivas

Estima-se que o número de smartphones no Brasil já seja equivalente ao número de habitantes.

Diante disso, aderir à tecnologia e deixar a sua loja ao alcance das mãos dos consumidores é uma excelente forma de fidelizar clientes no varejo.

Para conseguir isso, muitos comércios estão criando o próprio aplicativo.

Assim, é possível oferecer descontos exclusivos para os usuários, criar um sistema de pontos e até facilitar o pagamento.

Essas ações poupam tempo, geram economia e ainda estimulam mais compras, ou seja, são boas tanto para a loja quanto para o cliente.

Invista no relacionamento entre marca e consumidor

Para criar uma relação que vai além da comercial e conseguir fidelizar, vale a pena investir em um atendimento mais humanizado aos consumidores, conferir dicas de marketing de relacionamento para lojas e, principalmente, criar planos para contornar falhas.

Aliás, essa é uma excelente dica de como fidelizar clientes.

Você pode afastá-los por causa de erros internos, mas também pode aproximá-los ao resolver bem os problemas.

Melhore a experiência de compra – uma das melhores dicas de como fidelizar clientes

O marketing sensorial tem sido muito usado para melhorar a experiência do consumidor dentro de uma loja.

Mas, entre todas as estratégias que esse tipo de marketing usa, há uma que merece destaque: o uso da música ambiente.

Estudos mostram que a escolha da música certa (adequada à identidade da marca e ao público-alvo) gera diversos benefícios ao negócio.

Ela eleva o número de vendas, aumenta o tempo de permanência dos clientes e gera recomendações.

Mas o fator mais importante para quem está aprendendo como fidelizar clientes é que a música, se escolhida da maneira adequada, faz com que os consumidores voltem a visitar a loja.

Isso sem falar em outros pontos importantes para os quais ela contribui, como:

a criação de uma atmosfera agradável;
o reforço da identidade da loja;
o estímulo da memória sensorial do cliente;
a conexão emocional entre marca e consumidor.

Aumente suas Vendas

Se você procura dicas e estratégias sobre o assunto não deixe de conferir nosso blog.

Instalação de Som Ambiente?

Somos uma empresa especializada em Som Ambiente, localizada a 600 metros da Av. Paulista.

Nós Ligamos para Você!

Som Residencial

Desenvolvemos e instalamos som ambiente para Lojas, Residências, Restaurantes, Shoppings, Hotéis, Academias, Escolas, Supermercados, entre outros.

som residencial

Paisagismo

Nossos profissionais atuam no desenvolvimento e implantação de projetos paisagísticos e manutenção de jardins, sempre respeitando o meio ambiente.

paisagismo